19 colégios de Londrina e região passam por consulta pública para decidir sobre modelo cívico-militar
Lista inclui o Colégio Helena Kolody, que foi alvo de ataque em Cambé e o colégio Hugo Simas, um dos mais tradicionais do centro de Londrina
A comunidade escolar de 127 colégios do Paraná está convocada para participar de uma consulta pública que determinará a adesão ou não ao modelo cívico militar. Na região do núcleo de Londrina, são 19 unidades, incluindo Alvorada do Sul, Cambé e Rolândia.
Prevista para os dias 28 e 29 de novembro, a consulta pública será realizada nas próprias escolas listadas, contando com a participação de professores, funcionários e pais de alunos matriculados na instituição. Estudantes maiores de 16 anos – conforme estabelecido em edital – também participam do pleito e, para votar, é necessário levar documento pessoal com foto.
Os responsáveis terão direito a um voto por filho menor de idade matriculado na escola. Votará somente um responsável por matrícula do estudante. Já resultado da votação deve ser divulgado no dia 5 de dezembro.
Segundo a chefe do núcleo de educação de Londrina, Jessica Pieri, o modelo educacional tem a presença de profissionais militares da reserva na administração e na rotina escola. Segundo a professora, a gestão fica a cargo das diretoras ligadas à pasta da educação.
Com a implantação do Programa Colégio Cívico-Miliar do Paraná, em 2021, o Estado atingiu o número de 194 colégios, sendo 36 na região de Londrina. Para entrar na lista da consulta publica, a educação avalia critérios cmo vulnerabilidade social, baixos índices de fluxo e rendimento escolar.. Há diretores escolas que também solicitaram a análise.
Jessica Pieri convoca a comunidade escolar para o processo democrático de consulta pública que pais, professores e alunos opinem sobre o modelo de ensino.
As escolas cívico-militares somente podem funcionar em municípios que contém pelo menos duas escolas estaduais na área urbana. A lista completa dos 19 colégios que passam pela consulta pública está no site da CBN Londrina. E inclui o Colégio Helena Kolody, que foi alvo de ataque em Cambé e o colégio Hugo Simas, um dos mais tradicionais do centro de Londrina.
Confira a lista dos 19 colégios que passarão pela consulta pública:
ALVORADA DO SUL
ANASTACIO CEREZINE, E E-EF 6 4
CAMBE
ANDREA NUZZI, C E MAESTRO-EF M PROFIS
ATTILIO CODATO, C E-EF M PROFIS
HELENA KOLODY, C E PROF-EF M
MANUEL BANDEIRA, C E-EF EM
LONDRINA
CARLOS DE ALMEIDA, C E-EF M PROFIS
CELIA MORAES DE OLIVEIRA,C E PROFEF M P
HEBER S VARGAS, C E PROF DR-EF M
HUGO SIMAS, C E-EF M PROFIS
HUMBERTO P COUTINHO, C E-EF M
LUCIA B LISBOA, C E PROFA-EF
MARGARIDA B LISBOA, C E PROFA-EF M 41032241
NILO PECANHA, C E-EF M PROFIS
OLYMPIA M TORMENTA, C E PROF-EF M
PATRIMONIO REGINA, C E DO-EF
RINA M DE J FRANCOVIG, C E PROFA-EF
THIAGO TERRA, C E-EF M PROF
WISTREMUNDO R P GARCIA, C E PE-EF
ROLANDIA
LAURO P TAVARES, C E DR-EF M