20% dos serviços planejados pela Sanepar em Londrina continuam atrasados
Esse índice era de 86% no início deste ano e deve ser zerado até o final de 2023. Essa foi a garantia dada pela própria companhia em reunião com vereadores e secretários municipais nesta quarta-feira.
A comissão formada na Câmara Municipal de Londrina para fiscalizar os serviços prestados pela Sanepar na cidade se reuniu com representantes da companhia e da Agepar, Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar), nesta quarta-feira (25). Secretários e servidores municipais também participaram do encontro, realizado no auditório da prefeitura. A reunião tinha sido solicitada no final do mês passado, durante visita da comissão à sede da Sanepar, em Curitiba.
Mais uma vez, tanto a Câmara como a prefeitura cobraram adequações ao serviço prestado pela Sanepar em Londrina, principalmente no que diz respeito aos buracos que são abertos nos quatro cantos da cidade para a realização de reparos e demoram muito para ser fechados. Em fevereiro, quando a comissão foi criada na Câmara, 86% desses procedimentos estavam atrasados. Atualmente, o índice de atraso gira em torno dos 20% e a intenção da companhia é zerar esse número ainda este ano. As informações são do vereador Chavão (Patriotas), que preside a comissão especial no Legislativo.
Ele lembrou que, para mapear as reclamações, a comissão criou um número de WhatsApp para receber as queixas por parte da população. Em pouco mais de um mês, entre março e maio, mais de 250 denúncias foram feitas.
No encontro desta quarta, os representantes da Sanepar também apresentaram um balanço dos investimentos realizados na cidade. A empresa informou ter 11 obras em andamento em Londrina para ampliação dos sistemas de abastecimento de água e de captação de esgoto, com investimento total de R$ 345 milhões, incluindo serviços com previsão de serem licitados ainda neste ano. Quando os trabalhos estiverem finalizados, a intenção é aumentar em 22% o volume dos reservatórios e em 2,2% o tamanho da rede de distribuição.
Chavão garantiu que vai continuar acompanhando o andamento dos trabalhos, e que deve apresentar o relatório final do acompanhamento em 18 de dezembro.
Com informações da assessoria de imprensa da Câmara de Londrina.