SEXTA, 29/07/2016, 18:36

27 escolas municipais foram arrombadas em Londrina desde o início do ano

Secretaria de educação está pagando vigilantes 24 horas em algumas unidades na tentativa de coibir as invasões.

Só neste ano, a Escola Municipal Maria Tereza Meleiro Amâncio, que fica no jardim Santa Rita, foi arrombada três vezes. A diretora Daniele Sanches conta que, na primeira vez, os ladrões abriram a cozinha e levaram pacotes de frango congelado. Uma semana depois, quebraram os cadeados da sala de educação física e levaram bolas, um microsystem e caixas de som. E na madrugada dessa terça-feira, eles quebraram os vidros das salas de aulas, mas não chegaram a levar nada. Em todas às vezes, o alarme monitorado disparou e a direção foi avisada.

A escola tem uma câmera de segurança, que é monitorada pela Guarda Municipal, mas como fica na entrada para a secretaria, não captou a ação dos arrombadores. E agora, a secretaria municipal de educação decidiu colocar um posto fixo de vigilância 24 horas na instituição para coibir as ações.

Iolanda Gonçalves, gerente de logística da secretaria explica que, das 117 escolas municipais, todas tem alarme monitorado, 90 delas tem câmeras e 22% delas tem posto fixo ou rotativo de vigilantes.

Segundo Iolanda, as escolas não chegam a ter prejuízo porque a empresa de alarmes repõe os bens roubados. A secretaria emitiu um manual de procedimentos para as diretoras .

Por Claudia Lima

Comentários