SEXTA, 21/07/2023, 12:10

3º LIRAa de 2023 traz índice de infestação de 1,32% em Londrina

Segundo levantamento, o bairro Jatobá, na região sul, apresenta o maior índice de infestação do mosquito da Dengue com 13,33%

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do 3º Levantamento de Infestação do Aedes aegypt (LIRAa), em Londrina, na manhã desta sexta-feira (7). Os dados foram coletados do dia 10 ao 14 de julho e mostram que índice médio do mosquito é de 1,32%.

O jardim Jatobá, na zona sul, é o que apresenta o maior índice proliferação de focos do mosquito da Dengue com 13,33%. Isto quer dizer, que a cada 100 casas visitas pelas equipes de endemias, em 13 delas foram encontrados criadouros do mosquito.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Felippe Machado, não só o jardim jatobá, mas os demais bairros que foram identificados o maior número de focos de reprodução do mosquito, estão passando por ações intensificadas dos agentes.

Segundo o levantamento, 100% dos criadouros encontrados estão nas residências, com objetos em desuso em quintais, vasos de planta, água de chuva armazenada e até mesmo em objetos dentro de casa.

Mesmo estando no inverno que é o período de diminuição de casos de dengue, o secretário faz um apelo ao lembrar este é o momento de cuidar das casas para evitar uma nova epidemia de dengue no município.

O levantamento informa que as regiões que possuem o maior número de criadouros identificados foram a Região Leste, com 1,87%; Região Norte, com 1,55%; e a Região Sul, com 1,29%. Dentre os bairros, os que mais apresentaram índices foram o Jardim Jatobá, Alexandre Urbanas, Roseira e Adriana.

Comentários