QUINTA, 07/03/2024, 10:00

450 professores do município terão contratos encerrados até o fim de março

Encerramento de contrato de professores pelo processo seletivo simplificado (PSS) preocupa sindicato dos servidores.

O encerramento de contrato de professores da rede municipal que trabalham pelo PSS (Processo Seletivo Simplificado) preocupa o Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos de Londrina).  

Ao todo serão 450 contratos encerrados com educadores da rede municipal de ensino.

Na prática o PSS, funciona como um programa de substituição de outros professores que se aposentaram ou estão afastados. Segundo o presidente do Sindserv, Fábio Molin, londrina possui atualmente 4,6 mil professores, porém com a ampliação de algumas escolas e a inauguração de diversas outras, o sindicato calcula que mais vagas deveriam ser abertas. 

A Secretaria de Educação informou que desde o último concurso público, feito pelo município em 2022, mais de 900 professores já foram contratados e a prefeitura pretende realizar um novo teste seletivo para convocações nos próximos meses. De acordo com o Sindserv, não existe necessidade da realização de um novo concurso, isso tudo, porque o que ainda está vigente, atende perfeitamente a demanda do município.

Em novembro de 2023, o prefeito Marcelo Belinati declarou que desde que assumiu a gestão municipal, foram contratados 1.600 novos professores efetivos e mais 1.400 temporários, e que até o final de 2024 seriam construídas e entregues 30 escolas e creches.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários