SEGUNDA, 10/01/2022, 17:06

A cada cem exames de coronavírus feitos na região de Londrina, vinte dão positivo

A chamada taxa de positividade da doença disparou de 3% para 20% nas últimas semanas. 17ª Regional de Saúde alerta que número de casos pode aumentar ainda mais no decorrer do próximo mês, e pede para população redobrar os cuidados contra a doença.

O chefe do setor de Vigilância em Saúde da 17ª Regional de Saúde, Felipe Remondi, revelou à CBN nesta segunda-feira (10) um dado que pode ajudar a explicar o aumento exponencial de mais de 800% no número de casos de coronavírus registrados em toda a região de Londrina. Entre 20 de dezembro e o final da última semana, a chamada taxa de positividade da doença disparou de 3% para 20% nas cidades atendidas pela 17ª. Ou seja, a cada cem exames de Covid-19 feitos atualmente na região, pelo menos 20 dão positivo.

Ele também explicou porque os casos continuam sendo registrados mesmo com boa parte da população vacinada contra o coronavírus, lembrando que praticamente todos os registros são de infectados com sintomas leves da doença, e que isso só é possível justamente por conta da imunização das pessoas.

O avanço da vacinação, de acordo com ele, ajuda a manter a situação sob controle nos hospitais, que, na região de Londrina, tratam menos de vinte pacientes com coronavírus atualmente. Por outro lado, as unidades de saúde que dão o primeiro atendimento aos doentes enfrentam situações de superlotação. Em Londrina, as consultas estão concentradas na UPA do jardim Sabará e nas UBS da Vila Casoni e do jardim Guanabara. Nesta segunda-feira, pacientes fizeram fila atrás de atendimento nos três locais, que também têm absorvido a demanda causada pela H3N2 e outras síndromes gripais.

Felipe Remondi também foi taxativo ao dizer que o número de casos de coronavírus deve continuar aumentando de forma considerável ainda pelos próximos 30 dias na região.

Ele pediu para que a população continue com os cuidados redobrados contra a doença.

Por Guilherme Batista

Comentários