SEGUNDA, 22/04/2024, 10:56

Ação integrada da Prefeitura retira 52 pessoas das ruas de Londrina

Equipes da saúde e assistência social ofereceram serviços de saúde, acolhimento e transporte para municípios de origem

A Prefeitura de Londrina divulgou o balanço da ação conjunta desenvolvida pelas secretarias municipais de Saúde, de Assistência Social e de Defesa Social, realizada na semana passada, com a intenção de auxiliar as pessoas em situação de rua a superar essa condição.  Médicos, enfermeiros, assistentes sociais e agentes da Guarda Municipal trabalharam para atender as necessidades específicas de cada abordado.

Entre os dias 17 e 19 de abril, equipes das secretarias realizaram 87 atendimentos na ação conjunta de abordagem de pessoas em situação de rua na região central da cidade. Deste total, 52 pessoas foram retiradas das ruas e encaminhadas para serviços de saúde, acolhimento e internação.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micale, o saldo é tão positivo que a intenção é manter a ação conjunta em outros espaços públicos da cidade.

A equipe do Consultório na Rua realizou 25 atendimentos com apoio da equipe especializada de saúde mental do CAPS, três pessoas foram encaminhadas para a comunidade terapêutica para tratamento de transtornos decorrentes do uso abusivo ou dependência química, outras 2 pessoas foram encaminhadas para internação psiquiátrica e uma pessoa para internação clínica hospitalar.

A secretária destaca que esses números mostram a necessidade da assistência social fazer a abordagem com a equipe da saúde, em busca ativa.

Além disso, 12 pessoas foram encaminhadas para acolhimento, um para retorno familiar em Londrina e outro para retorno à cidade de origem, onde tem residência e apoio familiar. A equipe do Centro POP realizou mais 26 atendimentos com encaminhamentos para acolhimentos e casas de passagem, além de orientações para atualização de documentos pessoais.

A secretária municipal de Assistência Social reforça que a ação conjunta continua em outros pontos já mapeados pelo município.

Por Juliana Takaoka

Comentários