QUINTA, 19/03/2020, 19:20

Acesf pede restrição de familiares em velórios e sepultamentos em Londrina

A redução no tempo dos velórios também será aplicada pela autarquia que pede no máximo 10 pessoas nas salas de velório.

A Autarquia dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina - ACESF, considerando as medidas preventivas contra a transmissão do novo Coronavírus emitiu nota pública com algumas restrições durante os velórios.

A autarquia em resumo pede a restrição de familiares em salas de velórios, determina que no máximo 10 pessoas fiquem no mesmo local durante o velório e pede a redução no tempo dos velórios.

A nota ressalta:

“No atendimento funeral solicita-se a restrição de presença de familiares para tratar das questões do funeral, reconhecimento, velório e sepultamento. Sugere-se no máximo 2 (duas) pessoas por família.

Diminuição no tempo dos velórios e com menor número de pessoas possível, máximo 10 pessoas simultaneamente na sala de velório, bem como que seja evitado o contato pessoal como abraços, beijos e apertos de mão. Nas capelas dispomos de sabão e pia para a higienização constante das mãos.

Deve-se ser mantida a distância mínima de um metro entre os presentes.

Sugere-se a aproximação ao falecido(a) de uma pessoa por vez para condolências para evitar aglomeração.

Recomenda-se que o velório ocorra somente no dia do sepultamento se possível.

Durante o sepultamento sugere-se a presença de no máximo 10 pessoas, sendo preferencialmente familiares mais próximos do falecido, mantendo uma distância de 2 metros do servidor responsável pelo sepultamento.

Caso tenha algum sintoma que pode ser associado a gripe deve-se evitar a presença, ou utilizar-se de máscara e demais procedimentos de higiene.”

A Acesf ressalta que o prazo para regularização de jazigos dos cemitérios foi suspenso.

Aos que quiserem antecipar a regularização de jazigo, deverão agendar previamente o horário de atendimento pelo telefone (43) 3372-7881.

Assuntos financeiros também serão atendidos mediante agendamento pelo telefone (43) 3372-7891 ou (43) 3372-7892, sempre com a tentativa de resolução à distância.

Comentários