SEXTA, 14/08/2020, 19:34

Acil e Sincoval enviam ofício ao prefeito de Londrina pedindo extensão do horário do comércio

As entidades acreditam que nesse momento aumentar o tempo de prestação de serviços em shoppings e comércio de rua evitará aglomerações e ajudam na retomada da economia.

Nesta sexta-feira a Associação Comercial e Industrial de Londrina – Acil e o Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região - Sincoval protocolaram na Prefeitura, um ofício solicitando análise para extensão do horário do comércio na cidade.

Para as entidades existe a necessidade de abertura do comércio de rua entre 9h da manhã e 6h da noite de segunda a sexta-feira. Já aos sábados das 9h da manhã a 1h da tarde.

No caso os shoppings devem abrir entre meio dia e 10h da noite de segunda a sábado.

De acordo com o presidente da Acil, Fernando Moraes, o atendimento ampliado, de maneira responsável e organizada, seguindo todos os protocolos de segurança e saúde, contribui para a redução do fluxo de pessoas nas lojas durante a semana, evitando aglomerações.

A medida ainda pode evitar demissões, segundo o presidente da Acil.

Nossa reportagem questionou sobre a possibilidade de lotação no transporte coletivo urbano.

Para o presidente do Sincoval, Ovanes Gava, estratégias devem ser tomadas para reduzir o fluxo no transporte coletivo nos horários de pico, mas que essas estratégias sejam estudadas invertendo os setores. Como o comércio já ficou restrito nesses quatro meses a fim de reduzir esse fluxo atendendo às medidas e decretos, agora seria a vez do setor industrial fazer escalas de trabalho diferenciadas para evitar aglomerações nos ônibus. Isso ajudaria na retomada da economia.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Londrina, a solicitação ainda está em análise.

Comentários