SEGUNDA, 21/09/2020, 17:08

Acil espera para esta terça-feira resposta positiva da prefeitura para ampliação do horário do comércio em Londrina

Associação pede para que lojas voltem a funcionar aos sábados e até às 18h30 de segunda a sexta-feira. Presidente da Acil garante que prefeito Marcelo Belinati vê com bons olhos a sugestão, e que decreto para a ampliação do horário pode sair a qualquer momento.

A Acil, Associação Comercial e Industrial de Londrina, ainda não desistiu da ideia de ampliar o horário de atendimento das lojas do chamado comércio de rua e também dos shoppings centers. Desde o início da pandemia de coronavírus, os estabelecimentos do centro estão atendendo das dez da manhã às quatro da tarde, de segunda a sexta-feira. Pela proposta da Acil, protocolada na prefeitura há duas semanas, as lojas passariam a funcionar de segunda a sexta das 9h30 da manhã às seis e meia da tarde, e aos sábados das nove da manhã à uma da tarde. Em relação aos shoppings, o novo horário seria das onze da manhã às dez da noite, de segunda a sábado.

Em entrevista à CBN nesta segunda-feira, o presidente da Acil, Fernando Moraes, garante que já conversou com o prefeito Marcelo Belinati pelo telefone, e que o chefe do Executivo se mostrou sensível à proposta apresentada. A expectativa, segundo ele, é que o prefeito autorize a publicação de um decreto aumentando o horário de funcionamento das lojas ainda nesta terça-feira.

Moraes destaca que tanto lojistas quanto consumidores já se adaptaram ao novo momento, e que a maioria deles tem obedecido à risca as novas regras, que envolvem a utilização de máscaras e o atendimento de poucos clientes por vez. O presidente da Acil argumenta, ainda, que a ampliação do horário pode espaçar ainda mais o vai e vem de pessoas pela área central e, consequentemente, evitar o registro de aglomerações. Ele deu como exemplo para justificar a importância de um horário mais amplo o que foi decidido pelo Tribunal Superior Eleitoral, que aumentou em uma hora o período de votação das eleições municipais deste ano.

Em nota, a assessoria de imprensa da prefeitura lembrou que Marcelo Belinati continua em isolamento domiciliar, em tratamento contra o coronavírus, e que, pelo menos por enquanto, não há nenhuma decisão relacionada ao horário de funcionamento do comércio.

Por Guilherme Batista

Comentários