SEXTA, 29/07/2016, 19:08

Acordo é renovado e ILS deve ser instalado no aeroporto de Londrina até 2019

Documento assinado pela Infraero e prefeitura prevê que a instalação comece em janeiro do ano que vem.

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) renovou o acordo de cooperação técnica com a prefeitura de Londrina. O documento atesta que o tão sonhado ILS, equipamento que auxilia as aeronaves nos pousos, seja instalado no terminal entre janeiro de 2017 e janeiro de 2019. O acordo prevê ainda a ampliação da pista em 600 metros e a mudança estrutural necessária para a instalação do aparelho, como explica o prefeito Alexandre Kireeff.

A assinatura do acordo foi publicada no Diário Oficial do município nesta semana e tem vigência de 72 meses. O prefeito destaca que a contrapartida da prefeitura é a desapropriação das áreas, que está na última fase e já somam R$ 36 milhões de reais em investimento. O governo do estado liberou R$ 11 milhões para essa ação. A transferência dos imóveis para a União permite que sejam feitas as adequações necessárias para a instalação do aparelho. O prefeito acrescenta que a prefeitura ficou responsável também por recapear e fazer a manutenção das vias de acesso ao terminal, depois da instalação do equipamento, principalmente da avenida Santos Dumont.

O ILS não garante o funcionamento do aeroporto em dias de mau tempo, mas promete diminuir em até 60% o tempo de fechamento da pista por falta de visibilidade. O prefeito diz acreditar que, o aparelho vai ajudar as operações do aeroporto, o que mexe diretamente com a economia da cidade, principalmente das empresas que dependem do serviço aeroportuário.

O equipamento já foi comprado pela Infraero, trata-se de um ILS categoria 1, parecido com o já instalado no aeroporto de Joinville (SC).

Por Claudia Lima

Comentários