Adolescentes sem comorbidades com 15 ou mais já podem agendar vacinação contra coronavírus em Londrina
Ampliação do público-alvo foi possível devido a chegada de novas doses anti-covid ao município.
A prefeitura de Londrina anunciou uma nova da etapa de vacinação contra o coronavírus na cidade. Os adolescentes com 15 anos ou mais sem comorbidades e que tiveram o cadastro validado pela Secretaria Municipal de Saúde, já podem fazer o agendamento para receberem a primeira dose anti-covid.
A ampliação da campanha para os mais jovens foi possível devido a chegada de um novo lote de imunizantes à cidade. O Governo do Estado começou a distribuir, na quarta-feira (20), cerca de 318 mil unidades às Regionais de Saúde.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), deste total, mais de 70% do quantitativo será utilizado para dar continuidade à imunização de adolescentes, entre 12 e 17 anos. Para Londrina, 17.532 imunizantes da Pfizer/BioNtech estão reservados para atender a este novo público.
Além disso, o município recebe mais 9.360 vacinas, entre Coronavac e Cominarty, destinadas à população adulta em geral, para conclusão do esquema vacinal. Para o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, o início da aplicação de doses contra Covid nos mais jovens é um passo importante no combate ao coronavírus em Londrina.
Para fazer o agendamento, é necessário acessar o site da Prefeitura. No portal, é possível escolher entre as Unidades Básicas de Saúde do município que fazem parte da campanha de vacinação contra o coronavírus e marcar um horário para receber a vacina.
Não é necessário que o adolescente vá acompanhado dos pais. No entanto, é preciso apresentar uma autorização assinada pelo responsável, além de um documento de identificação com foto. Ao todo, deste sábado até a próxima quarta-feira, 22 mil vagas foram disponibilizadas para atender a população.
Para dar início à nova etapa da campanha de imunização em Londrina, o município vai realizar uma ação especial. Neste sábado (23), a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar o “Rolê da Vacina”. Uma iniciativa parecida com a Balada da Vacinação, que levou os jovens para o Centro de Imunização da Zona Norte em duas edições.
Desta vez, no entanto, a aplicação dos imunizantes vai ser realizada em horário regular, das 7h às 19h. Tanto no sábado, quanto no domingo, o CCI vai atender apenas aos adolescentes. O novo público, porém, pode agendar a vacinação em qualquer uma das UBS’s.
De acordo com a última atualização do vacinômetro municipal, mais de 407 mil pessoas já receberam a primeira dose e outros 317.362 londrinenses já completaram o ciclo vacinação, seja por duas aplicações ou em dose única. Mais de 19 mil unidades de reforço também foram administradas no município.