SEGUNDA, 28/07/2025, 09:13

Aeroporto de Londrina começa a receber instalação do sistema ILS para pouso em condições adversas

A instalação do sistema de pouso por instrumentos (ILS) na cabeceira 31 do Aeroporto de Londrina já é visível para quem passa pela região

O Aeroporto de Londrina começou a receber a instalação do sistema ILS para pouso em condições adversas. A instalação do sistema de pouso por instrumentos (ILS) na cabeceira 31 do Aeroporto de Londrina já é visível para quem passa pelo bairro Limoeiro. As torres e as luzes do Approach Lighting System (ALS) estão sendo posicionadas e farão parte do novo sistema, que permitirá pousos mais seguros em condições de baixa visibilidade, como neblina, teto baixo e frentes frias.

De acordo com os especialistas ouvidos pela reportagem da CBN Londrina, que há mais de 20 anos faz campanha pela instalação do equipamento na cidade, mesmo que a cabeceira 13 seja a mais usada em pousos e decolagens, estudos mostraram que a 31 é mais viável tecnica e financeiramente, principalmente por não haver obstáculos no eixo da aproximação. O sistema será usado em situações específicas, e não de forma contínua.

Apesar do avanço, o aeroporto ainda possui outra demanda, que, inclusive, é discutida judicialmente: trata-se da extensão da pista de pousos e decolagens e a necessidade de uma nova pista de taxiway, para a manobragem dos aviões.

De acordo com a assessoria do Aeroporto de Londrina, o prazo para a conclusão da instalação pode ser de 60 a 90 dias. Após a instalação completa haverá um teste que será feito pela Força Aérea Brasileira (FAB), assim como no ILS.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários