Aeroporto de Londrina recebe certificação da Anac
O certificado operacional atesta a capacidade de funcionamento do terminal, de acordo com parâmetros de segurança.
No ano passado, mais de um milhão de passageiros utilizaram o aeroporto de Londrina. O terminal já opera com aeronaves consideradas críticas e vinha adotando, desde 2013, uma série de critérios de segurança, infraestrutura e boas práticas que levaram a Agência Nacional de Aviação Civil a conceder o certificado operacional. O documento é uma exigência do Regulamento Brasileiro de Aviação Civil e representa um importante avanço para a cidade, na avaliação da superintendente local da Infraero, Sandra Aparecida de Oliveira.
A certificação permite que o aeroporto de Londrina seja utilizado por diversos tipos de aeronaves, independentemente do peso e do número de passageiros, sem restrições. Apenas terminais que receberam mais de um milhão de passageiros podem receber o certificado.
O aeroporto de Londrina já recuperou 70% do movimento que tinha antes da pandemia. Com o terminal certificado, abre-se a possibilidade de atrair outras companhias aéreas para operar na cidade, explica a superintendente.
Atualmente Gol, Latam e Azul já atuam em Londrina.