QUARTA, 20/07/2016, 19:17

Aeroporto de Londrina tem queda de mais de 21% no número de passageiros no primeiro semestre

Também caiu a quantidade de voos oferecidos na cidade. Um dos destinos mais prejudicados é Curitiba. Empresários têm optado em ir de carro ou ônibus até a capital.

A demanda de passageiros por voos nacionais teve queda de 5,9% em junho de 2016 na comparação com o mesmo período do último ano. Os dados são da Associação Brasileira de Empresas Aéreas, que representa 99% do mercado doméstico. De acordo com a Abear, o resultado significa o 11º mês seguido de retração, o que torna o mês o pior junho desde 2012. Em Londrina, os números também não são diferentes. Segundo a Infraero, no primeiro semestre 411.563 usuários passaram pelo Aeroporto Governador José Richa, entre embarques e desembarques. No entanto, em igual período do ano passado, foram 522.808 passageiros. Uma diminuição de mais de 21%. Integrante do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial da Acil, Gerson Guariente Junior, apontou que as empresas aéreas têm evitado abastecer no Paraná por causa do ICMS mais caro, fator que aumenta a quantia de escalas. Além disso, a crise econômica prejudicou as viagens de negócio.

O número de voos ofertados no Aeroporto de Londrina também foi reduzido. Conforme a Agência Nacional de Aviação Civil, em maio de 2015 cidade dispunha de 15 rotas regulares ofertadas pelas companhias TAM, Gol e Azul. Número que caiu para nove no mesmo mês deste ano. Conforme Guariente Junior, um dos destinos mais prejudicados é Curitiba.

O membro do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial lembrou ainda que, quem se dispõe a pegar a rodovia até a capital, precisa pagar pedágio por vias que não estão nas melhores condições. A falta de duplicação em todo o trecho é a principal reclamação.

Porém, o empresário indicou que o cenário de baixa oferta e demanda no aeroporto de Londrina pode mudar no ano que vem, para quando há projeções de retomada para a economia nacional.

Comentários