SEGUNDA, 10/06/2024, 07:05

Água esbranquiçada é sinal de excesso de cloro? Sanepar, esclarece dúvidas de agentes de saúde em Londrina

Quase 100 agentes comunitários de saúde, devem participar dos cursos que serão realizados ao longo dos próximos meses.

Cerca de 30 agentes de saúde de Londrina e região, participaram do Curso de Facilitadores em Saneamento promovido pela Sanepar, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e do Ambiente.

Entre as dúvidas esclarecidas durante o curso, é em relação a água sair esbranquiçada da torneira, se isso pode ser caracterizado como um excesso de cloro.

Ângela Pagani, assistente social da Sanepar e gestora do trabalho social que inclui o curso, esclarece que se trata de microbolhas de oxigênio que estão se dissolvendo. Isso ocorre com frequência em situações de alta pressão na rede de distribuição. O mesmo fenômeno pode ser observado na espuma branca da superfície de cachoeiras e de rios turbulentos. Se a água potável ficar em repouso, durante dois minutos, ela voltará a ser transparente.

Essa é a explicação simples para um mito antigo: a água branca da torneira. Saber que o fenômeno nada tem a ver com excesso de cloro vai ajudar agentes de saúde de Londrina como Márcia Marinho Luzardo a esclarecer a população sobre o consumo consciente e seguro da água.

O objetivo do curso é oferecer capacitação aos profissionais que lidam com a saúde e visitam inúmeras famílias todos os dias, reafirmando o trabalho da Sanepar em trazer mais qualidade e segurança no tratamento de água em Londrina.

Quase 100 agentes comunitários de saúde, devem participar dos cursos que serão realizados ao longo dos próximos meses.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários