SEGUNDA, 06/05/2024, 11:39

Alerta meteorológico aponta para onda de calor fora de época em Londrina e mais 171 cidades do estado

Temperaturas estão 5ºC acima da média e podem gerar riscos à saúde. Só deve voltar a chover na região na segunda quinzena desse mês.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta segunda-feira (6) sobre fortes ondas de calor que devem afetar São Paulo, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e 172 municípios da metade norte do Paraná. Londrina, Cambé, Rolândia, Ibiporã, Arapongas e Cornélio Procópio, além de outros diversos municípios da região e do norte pioneiro, estão entre os que serão afetados nesta segunda.

Segundo o Inmet, a onda de calor fora de época deve fazer com que as temperaturas fiquem 5ºC acima da média, o que pode gerar riscos à saúde. Isso pela falta de chuva e, consequentemente, a baixa umidade relativa do ar, variando entre 30% e 20%.

O veranico para Londrina e região também foi confirmado à CBN pelo meteorologista do Simepar, Fernando Mendes.

De acordo com o Inmet, a onda de calor dá uma trégua na maioria das cidades, incluindo Londrina, já nesta terça-feira, mas em 30 delas, a maioria localizada no norte pioneiro, o alerta segue até quinta (9). Entre os municípios afetados, estão os seguintes: Carlópolis, Congonhinhas, Ibaiti, Joaquim Távora, Ribeirão Claro, Santa Cecília do Pavão, Santo Antônio da Platina, São Jerônimo da Serra, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Siqueira Campos e Wenceslau Braz.

Para evitar passar mal por conta do calorão, vale a pena colocar em prática as seguintes recomendações: beber muita água; não tomar sol, principalmente das 10h às 16h; usar protetor solar; consumir alimentos leves, como frutas e verduras; usar ventilador; e evitar exercícios físicos ao ar livre em horários muito quentes. Em caso de mal-estar, um médico deve ser procurado.

As temperaturas máximas devem continuar acima dos 30ºC em Londrina e região pelo menos até o final desta semana. O meteorologista do Simepar explicou que as chuvas do Rio Grande do Sul não chegaram ao estado por conta de um bloqueio atmosférico, que também tem causado o calorão. Só deve voltar a chover na região a partir da segunda quinzena do mês.

Por Guilherme Batista

Comentários