QUINTA, 30/09/2021, 15:44

Alternativa à ciclovia retirada da Ayrton Senna, prefeitura vai começar obra de mobilidade na região do Lago 2

Trecho de 450 metros de ciclovia será construído na Rua José Giroldo

A retirada da ciclovia da Avenida Ayrton Senna em setembro do ano passado para o alargamento da pista para carros e motos dividiu opiniões e foi alvo de protestos de ciclistas de Londrina.

Passado um ano, começa a sair do papel um trecho de 450 metros de ciclovia que é uma alternativa ao trecho suprimido na Gleba Palhano.  Paralela à Ayrton Senna, a Rua José Giroldo no Parque Guanabara foi o local escolhido para receber o equipamento de mobilidade urbana.

O engenheiro civil e ciclista Luiz Afonso Giglio que liderou os protestes na região do Lago 2 disse que não teve acesso ao projeto, mas vê como positiva a nova ciclovia da região.

O novo trecho de ciclovia na José Giroldo será construído sobre a calçada com 2,5 metros de largura.   A ordem de serviço será assinada nos próximos dias com uma empresa de Londrina que venceu o edital de R$ 513 mil.  O trecho de 450 metros vai da Avenida Madre Leonia Milito até a Rua Bento Munhoz da Rocha no Lago 2. 

O secretário de obras, João Verçosa, informa que a ciclovia na rua José Giroldo ainda vai contemplar a instalação de mobiliário urbano em um terreno vazio que fica entre as ruas Bento Munhoz da Rocha de Neto e Montevidéu. A área é classificada como praça e pertence ao município

Os ciclistas que trafegam pela região porém acreditam que a ciclovia na José Giroldo que fica mais a leste da Ayrton Sena poderá ter menos utilização da antiga pista e por isso cobram uma alternativa de ciclovia também no trecho entre a Ayrton Sena e Faria Lima, ressalta Luis Afonso.

Segundo o secretário de obras, todas novas obras de pavimentação, duplicação de vias e novas intervenções em Londrina tem sido acompanhadas de crescimento da malha cicloviária.

A nova ciclovia da Rua José Giroldo no Parque Guanabara e Gleba Palhano  deverá ser finalizada em 150 dias corridos.

Por Guilherme Marconi

Comentários