QUARTA, 22/03/2023, 16:59

Alvo de criminosos e vândalos, centros de convivência da pessoa idosa vão ganhar reforço na segurança em Londrina

Itens como portão elétrico, concertinas e câmeras de segurança fazem parte da reforma geral dos espaços, responsáveis por oferecer atividades a 1700 idosos nas regiões leste e oeste da cidade.

Os centros de convivência da pessoa idosa localizados nas regiões leste e oeste de Londrina estão passando por uma reforma geral. O serviço teve início de forma simultânea nos dois locais no mês passado, e a previsão é de que eles voltem a ser utilizados em junho. Nesta quarta-feira (22), as obras no espaço da zona leste foram vistoriadas pela Comissão de Defesa dos Direitos e Bem-Estar da Pessoa Idosa da Câmara de Vereadores.

O espaço está recebendo melhorias na acessibilidade e nos banheiros, sistema de prevenção a incêndios, troca de pisos e portas, pintura geral, instalações elétricas e hidráulicas complementares. O serviço também contempla reforço na segurança do local, que, antes da reforma, estava sendo alvo de criminosos e vândalos. Assim como em outros prédios públicos, o local teve a fiação furtada diversas vezes. Na tentativa de coibir novas ações depois que o centro voltar a ser utilizado, as equipes responsáveis pela reforma vão fazer a instalação de um portão elétrico, colocação de palitos de concreto com concertina e instalação de câmeras de segurança. As imagens serão monitoradas pela Guarda Municipal.

A reforma nos dois centros tem custo aproximado de R$ 700 mil. A verba é oriunda de uma emenda parlamentar. A vereadora Lu Oliveira, do PL, presidente da Comissão de Defesa da Pessoa Idosa da Câmara, destacou a importância do serviço para melhorar as condições do atendimento oferecido aos mais de 1.700 idosos que costumam frequentar os espaços.

Além de ponto de encontro da comunidade, os centros oferecem uma série de atividades aos frequentadores, como oficinas, cursos e palestras.

Por Guilherme Batista

Comentários