Anatel antecipa a liberação da faixa de 3,5 GHz e acelera implantação de 5G em Londrina
Seis municípios com mais de 500 mil habitantes entraram na lista e a instalação das estações do 5G depende do planejamento de cada operadora.
A partir desta quinta-feira, 15, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 Gigahertz poderão solicitar à Anatel o licenciamento de estações do 5G em mais 15 municípios, entre eles Londrina. A decisão de antecipação da liberação em duas semana da faixa foi tomada nesta quarta-feira, 14, pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi).
A antecipação da liberação segue diretrizes do Edital do 5G e foi possível porque a Entidade Administradora da Faixa já iniciou a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C para a banda Ku e conclui as ações necessárias para a desocupação desta faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite.
Dos 15 municípios elencados nesta fase, seis possuem população de mais de 500 mil habitantes, entre eles Londrina, Joiville (SC) e Caxias do Sul na Serra Gaúcha.
Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato por aqui. Os compromissos de abrangência previstos no Edital começam a vencer em 2025. Assim, a instalação antecipada de estações do 5G em Londrina e nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.
A assessoria da Vivo informou que neste momento está atuando no lançamento das fibras para o cinco conjuntos, na região norte. E disse que a primeira região a ser liberada o 5G será a região da Gleba Palhano.
Em nota, a operadora Claro informou que já ativou o 5G+ em todas as capitais e está preparada para a expansão gradativa da tecnologia, de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel e autoridades responsáveis. Em Londrina, a operadora diz que não tem uma data para implantação em estações, que ‘investe continuamente em qualidade e expansão da sua rede e que tão tenha novidades para a cidade, a comunidade e a imprensa local serão informadas.