SEXTA, 16/01/2026, 12:38

Anne Moraes deve deixar o Partido Liberal (PL) nos próximos dias

Vereadora recebeu carta de anuência da presidência do partido e deve se filiar ao Avante
 

A vereadora Anne Moraes deve se desfiliar em breve do Partido Liberal (PL) e ingressar no Avante nos próximos dias. A vereadora já recebeu do presidente do PL Londrina, Marcelo Urbaneja Filho, a carta de anuência que a deixa livre para se ligar a outro partido político.

O pedido de desfiliação partiu da própria Anne. A parlamentar foi eleita nas eleições de 2024 pelo PL, com o nome de Anne Ada, levantando a bandeira da causa animal e alcançando 2.959 votos.

Ela depende da autorização do partido pelo qual foi eleita para trocar de legenda, já que a próxima janela partidária para vereadores ocorrerá apenas em 2028, durante o ano das eleições municipais. Qualquer mudança antes desse prazo, sem anuência partidária, pode caracterizar infidelidade partidária e levar à perda do mandato.

Em nota, o PL comunicou que está a poucos passos de alcançar a maior bancada de vereadores da Câmara de Londrina. Atualmente, o partido conta com os vereadores:

  • Marcelo Oguido
  • Marinho
  • Michele Thomazinho
  • Roberto Fú
  • Santão
  • Anne Moraes

O partido ainda comunicou que tem interesse em filiar a vereadora Jéssica Ramos Moreno, conhecida como Jessicão, que está no Partido Progressista (PP). Outros dois nomes que estão próximos do PL são os dos vereadores Deivid Wisley, que pertence ao Republicanos (REPUB), e Sidnei Matias, que está no Avante.

Caso as trocas sejam concluídas, o PL terá a maior bancada da Câmara de Vereadores de Londrina, com oito nomes. Somados os votos obtidos nas urnas pelos vereadores, o Partido Liberal passaria a reunir quase 40 mil votos.

O novo destino da vereadora deve ser o Avante, onde poderá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná nas eleições de 2026.

Por outro lado, a parlamentar passa por um momento conturbado, já que, além de ser investigada pelo Ministério Público por suposta prática de rachadinha, tem em desfavor uma representação na Câmara que diz respeito à utilização de assessores como advogados em ação particular. A representação está com a Mesa Executiva, que decidirá se arquiva ou dá prosseguimento, neste caso, com envio ao plenário para votação a respeito da abertura de Comissão Processante.

A reportagem tentou contato com Anne, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Por Paulo Andrade

Comentários