QUARTA, 14/09/2016, 19:30

Aparelhos de raio-x das UPAs de Londrina estão estragados

Secretaria de Saúde afirma que os equipamentos serão consertados até o fim da próxima semana. Enquanto isso, pacientes têm de recorrer para outras unidades, como o Hospital da Zona Sul.

As duas Unidades de Pronto Atendimento de Londrina não conseguem fazer exames de raio-x desde o último fim de semana. Estão estragados tanto o aparelho da UPA do Jardim do Sol quanto o da UPA do Jardim Sabará, ambas localizadas na região oeste da cidade. Ainda assim, a diretora-geral da secretaria de Saúde do município, Eliana Marussi, assegurou que os pacientes têm sido encaminhados para outras unidades, como o Hospital da Zona Sul.

A estimativa da diretora é de que os dois equipamentos voltem a funcionar até o fim da próxima semana. O prazo, conforme Eliana, é “realista”.

Por outro lado, a diretora-geral da pasta reconheceu que usuários das unidades terão de esperar mais tempo para conseguir exames de raio-x. Segundo ela, a procura pelo serviço é sempre alta, especialmente em períodos como o atual, em que há mais casos de doenças pulmonares.

Ao mesmo tempo, a Prefeitura de Londrina anunciou nessa quarta-feira (14) que a UPA do Jardim do Sol passará a receber do Ministério da Saúde um repasse mensal de R$ 250 mil. Desde a sua inauguração há um ano, a unidade, que atende 400 pessoas por dia, tem sido custeada somente com verbas municipais.

Comentários