TERCA, 02/05/2017, 18:24

Apenas 32% do público alvo da gripe em Londrina foi imunizado

Já a vacina da dengue finalizada há quase um mês alcançou apenas 50% do público alvo e as vacinas foram devolvidas a Secretaria Estadual de Saúde.

A vacina contra gripe em Londrina iniciou no dia 17 de abril e termina dia 26 de maio. A intenção da Secretaria Municipal de Saúde – SMS é imunizar 168 mil pessoas incluídas no grupo de risco.

Segundo a coordenadora de imunizações da SMS, Sônia Fernandes, no total são mais de 54 mil imunizações que foram realizadas.

Ela ressalta que o Dia D de vacinação contra a gripe será 13 de maio e todas as Unidades Básicas de Saúde vão estender horário de atendimento exclusivamente para a imunização. Todas as Unidades Básicas de Saúde vão estender o horário de atendimento até as 5h da tarde durante o sábado do dia 13, exclusivamente para imunização contra a gripe.

Entre o grupo de risco estão: crianças até 5 anos, idosos acima de 60 ano, gestantes, funcionários da saúde, agora professores, diabéticos, presos e quem trabalha em prisões e delegacias, além de casos específicos.  A intenção é atingir ao menos 90% do total do público alvo. 

Já a imunização que não obteve muito sucesso, na segunda fase da campanha é a contra a dengue. O público alvo são pessoas entre 15 a 27 anos de idade. Apesar dos esforços a soma do número de pessoas que foram imunizadas nas duas fases chega 50% do público alvo. No total foram vacinadas 56.177 a expectativa era chegar a 121 mil pessoas vacinadas. Sônia ressalta que na próxima fase da campanha quem não tomou a primeira dose não poderá mais ter o direito de imunizar mesmo fazendo parte do público alvo.

A próxima fase da campanha de vacinação contra a dengue esta prevista para iniciar em setembro. A segunda fase ainda aderiu pessoas que não haviam participado da primeira fase a última campanha de imunização contra a gripe foi de 3 de março a 7 de abril.

Comentários