SEGUNDA, 17/10/2022, 07:10

Apesar das fortes chuvas, nível de alerta do Rio Tibagi permanece verde, segundo Defesa Civil de Jataizinho

População da cidade, que é cercada por rios, sempre fica vulnerável neste período por conta de risco de inundações.

Neste período do ano quando o volume de chuva tem causado inundações no sudoeste do Estado sempre fica a preocupação também com a população de Jataizinho, município localizado às margens do Rio Tibagi.

São duas estações que monitoram o volume de água dos rios. Uma delas da Copel mede o Rio Jataizinho que margeia toda a cidade e é afluente do Tibagi 

Segundo a medição da defesa civil da Prefeitura de Jataizinho, a situação ainda está sob controle, sem risco iminente de alagamento. O nível do Rio Jataizinho está em 1,80 acima do normal, mas em nível aceitável. O risco para inundação é de 2,50 m, como explica o coordenador da Defesa Civil, Rodolfo Brandão.

Apesar do alerta ainda estar no verde, o coordenador da Defesa Civil pontua que o município tem todo um protocolo para atender a população em ações de prevenção, se for o caso.

Jatazinho tem aproximadamente 15 mil habitantes e cerca de 300 famílias moram nessas quatro áreas mais ribeirinhas ou de possível risco, perto das margens do rio.  Rodolfo Brandão lembra que o monitoramento nestes casos precisa ser feito por toda a comunidade.

O telefone da Defesa Civil do Paraná é o 199.

Comentários