Apesar do calor, serviço Alerta Geada começa nesta terça-feira (14)
As previsões são divulgadas com três dias de antecedência e confirmadas por boletins até 24 horas antes das ocorrências
O serviço Alerta Geada, mantido pelo IDR-PR - Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná em conjunto com o Simepar - Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná começa a funcionar nesta terça-feira (14) e vai até meados de setembro enquanto há risco de geada no estado.
No Paraná, as geadas costumam ocorrer entre junho e agosto, quando intensas ondas de ar frio podem atingir todas as regiões, principalmente as mais altas do estado. Essa frente fria e seca combinada com céu claro ou com poucas nuvens noturnas e vento calmo pode resultar neste fenômeno que causa a formação de gelo sobre plantas expostas ao relento.
De acordo com a agrometeorologista do IDR-PR, Ângela Beatriz Costa, o serviço é essencial para que os produtores rurais possam antecipar as ações de proteção da lavoura, em especial a de café.
As previsões de geadas são divulgadas com três dias de antecedência e confirmadas por boletins até 24 horas antes das ocorrências. Os avisos são amplamente divulgados por uma rede formada por órgãos públicos, cooperativas, associações rurais e veículos de comunicação. De acordo com a agrometeorologista, essas informações são úteis para produtores de culturas que são sensíveis às baixas temperaturas.
Para fazer a previsão duas vezes ao dia, o Simepar monitora as condições do tempo com base em dados de temperaturas, pressão atmosférica, ventos e umidade do ar coletados por estações telemétricas em superfície, além de imagens provenientes de satélites.
O serviço Alerta Geada existe desde 1995 e hoje está disponível em diversas plataformas, como aplicativo, telefone (43) 3391-4500 e sites do IDR-Paraná e Simepar.