QUINTA, 26/03/2020, 15:09

Apesar do risco de contágio, coleta de lixos domiciliar e reciclado continua em Londrina

CMTU garante que funcionários estão protegidos. Mas, tem cooperativa que reclama da falta de equipamentos de proteção.

A coleta dos lixos domiciliar e reciclado está acontecendo normalmente em Londrina, apesar das restrições adotadas por conta do coronavírus.  Segundo nota da CMTU, a continuidade se dá por ser um serviço essencial. Ainda de acordo com a companhia, “as cooperativas e a empresa terceirizada responsável pela coleta domiciliar foram orientadas para adoção de medidas de contenção ao coronavírus durante o trabalho nas ruas. Além da lavagem periódica das mãos, a utilização de álcool em gel e a prevenção a aglomerações, os trabalhadores estão utilizando luvas e máscaras para proteção”.

Mas, a diretora de uma das sete cooperativas de lixo reciclável de Londrina, explica que está com dificuldade para encontrar luvas e máscaras para os cooperados. Verônica Cardoso confirma que os materiais estão chegando normalmente e que as coletas estão sendo realizadas conforme o cronograma em mais de 90 mil domicílios.

Além da falta de máscaras e luvas, a cooperativa já sente a falta de alguns funcionários por conta do coronavírus. Oito dos 125 estão com suspeita de doença e estão afastados. Outros 25 estão em casa porque fazem parte do grupo de risco.

Por Claudia Lima

Comentários