TERCA, 02/02/2021, 08:34

Após 18 edições, idealizador do Festival Demo Sul faz resgate de momentos marcantes

 Projeto pretende apresentar novo olhar sobre evento musical

Há mais de duas décadas, era lançado um dos festivais que movimentaria a programação musical de Londrina. Com o objetivo de incentivar artistas autorais da cidade, surgiu o Demo Sul, um dos festivais responsáveis por colocar a região sul do Brasil no mapa da música nacional.

A primeira edição do evento foi realizada em 2001. Marcelo Domingues, idealizador e organizador do evento, explica que o projeto surgiu como forma de valorizar e dar visibilidade para bandas locais, mas, no decorrer das edições, o festival cresceu e se tornou um destaque na região.

 

Ao longo dos anos, o projeto foi crescendo e contou com a presença de grupos de grande projeção, como a banda Nação Zumbi, o cantor baiano Tom Zé, além de nomes internacionais, como é o caso do quarteto norte-americano Mudhoney. O idealizador do evento estima que mais de 500 bandas já tenham participado do projeto, entre programação principal e ações extras.

Voltado para o cenário de produções musicais independentes, que não contam com o apoio de gravadoras, Domingues afirma que batizou o festival como “Demo Sul” para apontar o processo de transformação que os artistas viviam, passando das gravações analógicas, em fitas de demonstração, para o meio digital.

 

 

 

 

Além das apresentações musicais, a programação do Demo Sul também prevê atividades normativas, como cursos e workshops. Em razão da pandemia, o festival segue suspenso por tempo indeterminado.

Mas, durante o período de pausa do evento, o organizador criou uma página para resgatar momentos que marcaram a história do festival. Ele conta que a intenção com o novo projeto é criar uma narrativa histórica, contada por meio de fotos, vídeos, materiais de divulgação e manchetes de jornais.  

 

 

Domingues revela que ainda não é possível ter uma perspectiva sobre o retorno do festival. Para ele, uma nova edição do evento deve acontecer apenas quando houver condições sanitárias para realização do formato presencial. A página oficial para acompanhar as publicações no Instagram é @demosul_oficial.

 

REPÓRTER VICTOR ASSIS

Por Victor Assis

Comentários