TERCA, 28/11/2023, 17:23

Após anúncio de suspensão de atendimento, IAT garante novo convênio para manter acolhimento de animais silvestres no Hospital Universitário da Unifil, em Londrina

Termo de cooperação será definido no próximo mês, e a expectativa é de que a parceria dure por, no mínimo, cinco anos.

O Instituto Água e Terra (IAT) anunciou nesta terça-feira (28) que pretende firmar um novo convênio com a Unifil para garantir o atendimento a animais silvestres e exóticos no Hospital Veterinário da universidade. A garantia foi dada pelo presidente do IAT, Everton Souza, durante reunião com o reitor da instituição, Eleazar Ferreira. O termo de cooperação, que ainda será elaborado, é uma resposta do órgão estadual ao anúncio feito pela Unifil sobre a suspensão dos atendimentos de animais encaminhados ao hospital por órgãos ambientais como a Força Verde e o próprio IAT.

O convênio que mantinha a parceria tinha vencido em abril deste ano e, até agora, oito meses depois, não havia sinalização de retomada da parceria. Nesse período, o hospital acolheu mais de 1.200 animais de diversas espécies, mesmo sem qualquer repasse do Governo do Estado.

Valores, prazo de duração e outros detalhes do novo termo de cooperação ainda vão ser definidos. O presidente do IAT espera que tudo seja detalhado no próximo mês e que o acordo seja assinado já em janeiro.

Com a garantia por parte do IAT, o reitor da Unifil garantiu que os atendimentos serão mantidos até o final deste ano. Ele também destacou que, mais do que firmar um novo termo, é preciso revisar os valores a serem repassados ao hospital para o atendimento e o acolhimento dos animais. Num período de 2 anos, a instituição recebeu R$ 150 mil, o que equivale a cerca de R$ 6 mil por mês.

O presidente do IAT comentou que a intenção é rever os valores, inclusive compensando os oito meses em que a Unifil bancou todo o atendimento. Também informou que o novo convênio pode ter até cinco anos de duração.

O Hospital Veterinário da Unifil é referência estadual no atendimento de animais silvestres e exóticos. Na semana passada, por exemplo, a unidade recebeu três filhotes de onça que tinham sido resgatados pela Força Verde numa propriedade rural em Andirá. Em dez anos, mais de 2500 animais foram tratados no hospital.

Com a colaboração da assessoria de imprensa da Unifil.

Comentários