TERCA, 16/08/2022, 17:08

Após bicampeonato mundial e Pan-americano no Canadá, atleta de paracanoagem volta a Londrina para a retomada de treinamentos

Conquistas fizeram Igor Tofalini se firmar de vez entre os principais nomes do planeta da modalidade. Próximo desafio é a classificação para os Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024.

O melhor do mundo na disputa da paracanoagem é de Londrina. Igor Tofalini se firmou de vez entre os principais nomes do planeta na modalidade após duas conquistas históricas. Ele venceu a prova dos 200 metros tanto no mundial como no Pan-americano, competições realizadas na última semana no Canadá. Com duas medalhas de ouro na bagagem, Tofalini, que já tinha sido campeão mundial em 2018, desembarcou na cidade na segunda-feira (15), e já retomou os treinamentos, no Iate Clube, nesta terça (16). Ele também conta com o apoio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

A história do atleta é de superação. Antes de se destacar mundialmente, Tofalini era peão de rodeio em Cambé, cidade de sua família. Mas, durante uma das montarias, ele sofreu um acidente e ficou paraplégico. A limitação fez com que o rapaz saísse em busca de um outro esporte. Em 2013, ele se apaixonou pela paracanoagem e, desde então, vem colecionando títulos por onde passa. Além do bicampeonato mundial, o atleta representou o Brasil nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Na referida competição, ele foi até a semifinal.

Agora, Tofalini tem como principal objetivo a classificação para os Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024. No próximo ano, ele também disputa mais um mundial. Em entrevista à CBN, o atleta comemorou os bons resultados, garantiu que está preparado para os próximos desafios e, ainda, agradeceu o apoio recebido ao longo dos últimos anos.

Comentários