SEGUNDA, 27/06/2022, 09:07

Após muitos atrasos e oito aditivos, construção da nova sede do Samu, em Londrina, entra na fase final; serviço deve ser concluído até 19 de agosto.

Prefeitura precisou conceder mais prazo à empresa responsável por conta do atraso para a entrega do material que está sendo utilizado nos trabalhos. 

O secretário municipal de Planejamento, Marcelo Canhada, confirmou, em entrevista à CBN, que a construção da nova sede do Samu, na avenida Dez de Dezembro, ao lado da Rodoviária, em Londrina, entrou na fase final. De acordo com ele, as equipes da terceirizada responsável pelos trabalhos já estão fazendo o acabamento de alguns serviços. As obras tiveram início há dois anos e deveriam ter sido concluídas em setembro do ano passado, o que não aconteceu. A terceirizada alegou uma série de dificuldades financeiras, ocasionadas, segundo ela, pela pandemia de coronavírus, para pedir diversos aditivos de prazo e de valor ao município. Desde o início dos trabalhos, oito aditivos foram concedidos pela prefeitura, além do chamado reequilíbrio econômico e financeiro do contrato. Depois dos reajustes, o investimento total da obra subiu de R$ 4,5 milhões para R$ 5,1 milhões. 

Em abril deste ano, a empresa paralisou os trabalhos e chegou a cogitar a possibilidade de abandonar a obra, mas o serviço foi retomado após negociação com a prefeitura e o Governo do Estado, responsável pelos recursos para a construção do empreendimento. Na última semana, o município voltou a ampliar o prazo para a entrega do prédio depois de a terceirizada comprovar que sofreu com atrasos para a chegada do material utilizado no serviço. Agora, segundo Canhada, a empresa tem até o dia 19 de agosto para concluir os trabalhos. 

A nova sede do Samu vai ficar responsável por atender Londrina e outros 20 municípios da região. A estrutura abrange estacionamento para a frota de ambulâncias, heliponto para atendimento aeromédico, alojamento, refeitório, recepção, banheiros com acessibilidade, sala do Complexo Regulador de Urgência, sala de rádio, salas de coordenação médica e enfermagem, salas administrativas e de reuniões, salas de treinamento, auditório e salas de apoio, entre outros espaços. 

Comentários