SEGUNDA, 02/08/2021, 08:00

Após novo decreto estadual, prefeitura detalha funcionamento das atividades consideradas não essenciais em Londrina

Durante live neste domingo, prefeito Marcelo Belinati revelou ainda que vai autorizar funcionamento do comércio até as 21h na quinta e na sexta-feira por conta do Dia dos Pais

Após novo decreto estadual, prefeitura detalha funcionamento das atividades consideradas não essenciais em Londrina. Durante live neste domingo, prefeito Marcelo Belinati revelou ainda que vai autorizar funcionamento do comércio até as 21h na quinta e na sexta-feira por conta do Dia dos Pais.

A live realizada neste domingo (1º) pelo prefeito Marcelo Belinati nas redes sociais teve o objetivo de tirar as dúvidas do londrinense em relação ao funcionamento das atividades consideradas não essenciais na cidade. Praticamente todas elas foram liberadas pelo Governo do Estado no decreto estadual baixado na última sexta-feira (30). A flexibilização é reflexo da queda dos números da pandemia de coronavírus e do avanço da vacinação contra a doença no Paraná.

Belinati abriu a live dizendo que, a partir de agora, não há mais restrição de horário para a realização das atividades. Ele lembrou, entretanto, que o toque de recolher continua valendo, mas agora entre a meia-noite e às cinco horas da manhã do dia seguinte.

Os shoppings puderam voltar a abrir no domingo. Já as academias passaram a funcionar sem restrição de horário. As igrejas também retomaram as atividades, assim como os eventos esportivos, sem público, e os jogos amadores de futebol.

Em relação ao comércio de rua, a ampliação do horário está liberada, desde que haja acordo entre patrões e funcionários. Belinati revelou, inclusive, que pretende liberar o horário de funcionamento das lojas até as 21h na quinta (5) e na sexta-feira (6), e até às 18h no sábado (7), por conta do Dia dos Pais.

Os espaços comuns dos condomínios também estão liberados, mas precisa haver autorização das administrações.

Os cinemas também puderam reabrir as portas com o novo decreto depois de 16 meses de salas fechadas. Mas o prefeito lembrou que, para todas essas atividades, ainda é preciso obedecer as regras de higienização, como o uso de álcool gel e máscaras, e também os 50% de ocupação máxima.

Já em relação aos eventos fechados, como as festas de casamento, o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, detalhou quais são as restrições, citando que tudo depende do tamanho do espaço e se ele é aberto ou fechado, e também lembrando que algumas atividades durante os eventos, como as danças, por exemplo, continuam proibidas. Os participantes também vão precisar estar vacinados ou testados contra a doença.

Todos os detalhes do novo decreto estadual, que flexibilizou o funcionamento de diversas atividades em Londrina e no restante do Paraná, podem ser conferidos no site da Agência Estadual de Notícias, que é o www.aen.pr.gov.br.
 

Comentários