SEGUNDA, 10/04/2023, 11:00

Após recesso de Páscoa, aulas são retomadas na rede municipal com medidas segurança.

Botão do Pânico e a presença de um guarda municipal por unidade foram medidas adotadas para tranquilizar comunidade escolar após atentados violentos em escolas pelo país afora. 
 

A Secretaria Municipal de Educação de Londrina retomou as aulas nesta segunda-feira (10) após realizar um trabalho de orientação e adotar medidas com apoio de Guarda Municipal.

A principal ferramenta o botão do pânico pelo Aplicativo 153 da GM foi habilitada nos celulares de todos os diretores das 78 escolas municipais e 56 CEI’s, centro de educação infantil, além das creches filantrópicas. 

As unidades escolares administradas pela prefeitura ainda terão a partir dessa segunda-feira pelo menos um agente da Guarda Municipal de plantão do período matutino e vespertino.

Segundo a Secretária de Educação, Maria Tereza Paschoal Moraes, as duas medidas serão testadas e tem o objetivo de tranquilizar a comunidade escolar após pânico provocado pelos últimos episódios de violência com atentados que ocorreram em São Paulo e Santa Catarina e chocaram o mundo. 

Maria Tereza ainda informou que outra ação foi dar prioridades aos trabalhos de reparos nas escolas que tenham algum tipo de problemas estruturais no cercamento, portões e alambrados para não facilitar ações de possíveis ameaças de invasão.

Para melhorar a sensação de segurança, as escolas particulares também estão adotando o botão do pânico. Diretores de instituições filiadas aos Sinepe, Sindicato das Escolas Particulares já receberam um treinamento e baixaram o aplicativo 153 da GM. Agora o objetivo é liberar acesso a todas as 170 escolas do ensino privado de Londrina.  

João Marcos Machuca, diretor do Colégio Alfa,  que representa o Conselho Municipal de Educação, disse que a ferramenta e o apoio das forças de segurança são fundamentais, mas afirmou que as unidades buscam outras soluções para aumentar a sensação de segurança. 
 

Por Guilherme Marconi

Comentários