Após resgate de burro com ferimentos graves, Sema planeja operação para resgatar outros animais com sinais de maus-tratos na zona norte de Londrina
Cavalos usados por carroceiros estariam sendo mantidos em área no residencial Vista Bela. Vereador defende o fim dessa atividade no município.
Equipes da Secretaria Municipal do Ambiente e da Polícia Militar (PM) fizeram o resgate de um burro com ferimentos graves de um descampado localizado no residencial Vista Bela, na zona norte de Londrina, durante a manhã desta terça-feira (25). A ação também foi acompanhada pelo vereador Deivid Wisley (PROS), que é protetor da causa animal. O burro, possivelmente usado por carroceiros, apresentava sinais claros de maus-tratos, entre eles lacerações extensas no focinho. O capitão Emerson Castro, porta-voz do 30ª Batalhão da PM, contou que, após a chegada das equipes, um adolescente tentou esconder o animal no meio da vegetação. Ele também teria ameaçado os fiscais da Sema. Como não quis revelar a identidade dos donos do burro, segundo o capitão, o menor foi detido e encaminhado para delegacia.
Ainda segundo a PM, outras denúncias dando conta de mais animais com sinais de maus-tratos na região foram recebidas recentemente. A suspeita é de que os carroceiros mantenham os cavalos no descampado em condições precárias. Eles seriam usados até não aguentarem mais e, posteriormente, descartados pelos donos. Equipes da polícia e da Sema pretendem realizar uma ação no local para fazer o resgate desses outros animais. A operação estaria em fase de planejamento e deve ser realizada em breve. A data não será divulgada. O vereador Deivid Wisley, que acompanhou o resgate do burro, lamentou o ocorrido, disse que, infelizmente, as denúncias são frequentes, e defendeu a aprovação de um projeto, de autoria dele, que proíbe de uma vez por todas as atividades dos carroceiros na cidade. Ele afirmou que deve chamar a proposta para ser discutida em regime de urgência logo após o fim do recesso parlamentar, na próxima semana.
O burro resgatado foi encaminhado para ser atendido no Hospital Veterinário da UEL.