SáBADO, 02/07/2022, 07:35

Após sete anos em obras, sede do Instituto Federal do Paraná, na zona norte de Londrina, é oficialmente inaugurada

Seis dos novos cursos oferecidos pela entidade na cidade serão remanejados em agosto para o novo prédio, que conta com 12 salas de aulas e 10 laboratórios.

A nova sede do Instituto Federal do Paraná (IFPR), localizada na avenida da Liberdade, no conjunto Ruy Virmond Carnascialli, na zona norte de Londrina, foi oficialmente inaugurada nesta sexta-feira (1º). A conclusão da obra tinha sido antecipada pela CBN na última semana. A entrega do prédio, que tem 6 mil metros quadrados, coloca um ponto final em uma obra bastante complicada, que demorou sete anos para ficar pronta. Entre 2017 e 2019, os trabalhos caminharam bem, mas o poder público precisou rescindir o contrato com a primeira construtora em 2020, após recorrentes atrasos por conta da pandemia de coronavírus. Depois disso, foi preciso captar mais recursos junto ao Ministério da Educação para a contratação de uma nova empresa, que, nos últimos dois anos, ficou responsável por concluir o prédio.

O empreendimento foi construído em um terreno de 57 mil metros quadrados doado pela prefeitura. O novo prédio tem dois andares e conta com 25 salas, sendo 12 salas de aula e dez laboratórios, além de biblioteca e setor administrativo. O investimento total por parte do Ministério da Educação gira em torno dos R$ 10 milhões.

De acordo com o diretor do IFPR em Londrina, Marcelo Poletti, seis dos nove cursos presenciais oferecidos atualmente pelo instituto vão ser remanejados para o novo endereço já em agosto. Os outros três continuarão a ser realizados na unidade Dom Bosco, na rua João XXIII. Ele destacou a importância das atividades do instituto para a criação de mão-de-obra qualificada na cidade.

O reitor do IFPR, Odacir Zanatta, participou da solenidade de inauguração e disse que 80% das vagas oferecidas pelo instituto são destinadas a alunos de baixa renda, que, além de poderem contar com a oportunidade de formação, também são beneficiados com outros tipos de auxílio.

Por Guilherme Batista

Comentários