SEGUNDA, 26/10/2020, 15:10

Após surto de Covid-19, Hospital do Câncer reforça protocolos de segurança

Pacientes diagnosticados com a infecção foram transferidos. Cerca de 70 funcionários precisaram ser afastadas por medida preventiva

A curva de casos confirmados do novo coronavírus elevou o nível de alerta de segurança do Hospital do Câncer de Londrina.  São 20 colaboradores da unidade diagnosticados com a infecção. Destes, 14 foram afastados só na última semana.  No mês de outubro o total de pacientes positivados foi de 16, o que caracterizou surto pela secretaria municipal de saúde, mas no momento apenas um paciente com o novo coronavírus permanece em quarto isolado porque a família não aceitou a transferência dele para outra unidade hospitalar de referência.  Outros três pacientes suspeitos permanecem lá e aguardam resultados de exames.

O Edmilson da Silva Garcia, administrador geral do Hospital do Câncer explica a luz se acendeu porque desde abril foram 34 casos pacientes internados diagnosticados com a covid-19, quase metade dos casos, 16 deles ocorrem em outubro.  O foco estava no terceiro andar que já foi desinfectado há uma semana, mas foram necessárias outras medidas sanitárias para frear o nível de contaminação

Outros andares como o quinto e o sexto de internação com leitos e o centro cirúrgicos já foram desinfectados após interdição momentânea. Outras novas alas foram abertas para ampliar a capacidade do atendimento.  No momento nenhum procedimento ou tratamento foi interrompido por conta dos casos. Edmilson Garcia diz que apesar da gravidade, a situação está sob controle.

No momento o Hospital do Câncer está com 70 funcionários afastados por medida preventiva. São 50 suspeitos que aguardam os testes e os 20 que tiveram o diagnóstico positivo confirmado.

Por Guilherme Marconi

Comentários