Aprovados em concurso público da Saúde cobram convocação da Prefeitura de Londrina
Ministério Público chegou a emitir recomendação ao Município para essas convocações e outras ações na Saúde
Candidatos aprovados no último concurso público para a área da Saúde em Londrina, em 2023, estão cobrando na Justiça a convocação para trabalharem no Município. Pelo menos dezoito deles ajuizaram ação para buscar o direito.
O Ministério Público (MP) chegou a emitir uma recomendação à Prefeitura em fevereiro, pedindo que encerrasse contratos temporários na Saúde Municipal e convocasse os selecionados no concurso. O documento foi emitido pela Promotoria do Patrimônio Público, por meio da Promotora Sandra Koch.
O advogado que representa o grupo, Alessandro Rodrigues, acredita que, por ser uma recomendação, o Município não seguirá os pedidos.
O advogado lembra que audiências com os responsáveis pela Saúde em Londrina devem ser realizadas em breve.
A recomendação do MP à Prefeitura, datada de fevereiro, também pede dados. O órgão queria, em 90 dias, detalhes sobre as horas extras trabalhadas dos servidores da saúde, comparando com a gestão municipal passada, e quais as medidas adotadas para diminuir a carga.
Outro dado pedido pelo MP é o número de enfermeiros que atendem ao programa Saúde da Família na cidade, dado exigido pelo órgão em 30 dias.
A Prefeitura de Londrina afirmou, por meio de nota, que desde esta recomendação o Município já fez duas convocações na Saúde. Uma com aproximadamente 20 pessoas, e a segunda com o chamamento de 436 aprovados.