QUARTA, 31/01/2018, 19:09

Arcebispo de Londrina ameniza polêmica e diz que manifestação pró PT durante Encontro Intereclesial foi pacífica e não houve desavenças para retirada dos cartazes

Novo líder da Igreja foi alvo de críticas e xingamentos

O 14º Encontro Intereclesial da CEBS em Londrina ainda gera muita polêmica nas redes sociais e causou uma divisão dentro da Igreja Católica, organizadora do evento.

Realizado no último final de semana em vários pontos da cidade, mas principalmente no Ginásio de Esportes Moringão, o encontro reuniu pessoas de diversas regiões do Brasil. A polêmica gira em torno das manifestações políticas registradas durante as atividades. Participantes mostravam bandeiras a favor do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Videos e fotos viralizaram na internet e fomentaram manifestações de repúdio de muitas pessoas e movimentos que defendem que a Arquidiocese de Londrina, mais especificamente o Arcebispo Dom Geremias Steinmetz incentivaram o partidarismo. Em vários momentos, o líder da Igreja Católica de Londrina foi alvo de xingamentos.

Padres se pronunciaram a favor do evento e contra as manifestações políticas, por meio de homilias nas missas e até mesmo cartas abertas.

Em entrevista à nossa reportagem, o arcebispo Dom Geremias ameniza a polêmica, alegando que a retirada dos cartazes foi pacífica e que a intenção da Igreja é promover a paz por meio da democracia.

Na quarta-feira, os padres de toda a Arquidiocese participaram de uma reunião extraordinária para discutir o assunto.

O Arcebispo nega que houve um “racha” da Igreja Católica e diz que uma carta será divulgada em breve com mais esclarecimentos sobre os fatos que ocorreram no evento.

O 14º Intereclescial das CEBS teve como tema, os desafios do mundo urbano e contou com a participação de mais de 3300 pessoas.

Com a colaboração de Bruno Carraro, repórter Claudia Lima

Por Claudia Lima

Comentários