QUINTA, 23/04/2020, 14:45

Associação de shopping centers pede a reabertura parcial das lojas em Londrina

Na carta, enviada ao prefeito, a categoria defende a abertura os espaços de forma parcial diante de uma série de medidas restritivas. 

A Associação Brasileira de Shoppings Centers elaborou uma carta, endereçada ao prefeito Marcelo Belinati pedindo a reabertura das lojas. No documento, o presidente da entidade, Glauco Humai defende que o fechamento, que já completou um mês, está comprometendo mais de 36.750 empregos nos sete shoppings da cidade. Ele promete que, se autorizado o retorno das atividades, os lojistas vão tomar todos os cuidados para garantir uma retomada com cautela, serena e com responsabilidade.

Para a primeira fase, de abertura parcial, pelo tempo de até quatro semanas, a proposta apresentada é de redução no horário de funcionamento, manutenção da suspensão dos cinemas e atividades para crianças, utilização de máscaras e desinfecção das mãos com álcool gel e lavagem com água e sabão, revisão da escala de trabalho, restrição na entrada de fornecedores de demandas não essenciais e controle no fluxo dos sanitários. Para as praças de alimentação, a ideia é que possam continuar trabalhando com o delivery ou venda para consumo em casa. Neste período estariam proibidas as promoções, para evitar aglomeração de pessoas.

Num segundo momento, as regras mudariam, mas a abertura seria completa. A recomendação de higiene continua, inclusive com o aumento de dispensers de álcool gel pelos shoppings e manutenção da limpeza. As atividades promocionais já voltariam.

O prefeito Marcelo Belinati, até o momento, não se pronunciou sobre o documento. Mas, em coletiva de imprensa anterior, ele disse que a abertura dos shoppings e das academias é uma decisão do governador Ratinho Junior, que decretou o fechamento no dia 20 de março.

Por Claudia Lima

Comentários