Ato de professores da rede estadual relembra massacre de 1988
Paralisação da categoria, com panfletagem e reinvindicação salarial, será nesta terça-feira na avenida JK.
Os 34 anos do conflito no Centro Cívico serão lembrados nesta terça-feira. Isso porque o dia 30 de agosto é a data do massacre com uso de força extrema contra professores da rede estadual de educação no ano de 1988 no então governo Alvaro Dias. À época a categoria protestava por melhores salários, mas foram recebidos por policiais militares que avançaram com cavalos, cães e bombas de efeito moral contra uma multidão de docentes.
Além do dia 30 de setembro, o conflito de 29 de abril de 2015 também é lembrado pela categoria todos os anos pelos mesmos motivos. O presidente da APP, Sindicato Londrina, professor Marcio André Ribeiro, diz que o objetivo da paralisação marcada para essa terça-feira é manter viva a memória para que os episódios de massacre contra os professos não sejam esquecidos.
Além de relembrar o episódio, a manifestação ainda reivindica ano presente a recomposição inflacionária dos professores da rede estadual, que segundo a APP-sindicato está defasado.
Em Curitiba, terá um ato estadual com passeata até o Centro Cívico. Em Londrina, a APP irá fazer uma manifestação e concentração em frente à sede do sindicato que fica na Avenida JK com a Rua Alagoas, com entrega de panfletos, faixas e cartazes relembrando o 30 de agosto.