TERCA, 18/05/2021, 18:28

Aulas presenciais na rede estadual de Londrina e região voltam na segunda-feira, apesar de poucos professores vacinados até agora

Segundo Núcleo Regional de Educação, retomada será gradativa e presença dos estudantes nas atividades presenciais é opcional.

Como antecipado pela reportagem da CBN Londrina no início do mês, o Núcleo Regional de Educação confirmou a volta gradativa às aulas presenciais na rede estadual de Londrina e região para a próxima segunda-feira, 24. O retorno pelo modelo híbrido, com parte dos alunos em sala e outros em casa, vai funcionar em quase todas as escolas dos municípios que pertencem à área de abrangência do Núcleo Regional de Educação, que informou ainda que as escolas vão ter que seguir todos os protocolos de segurança, como o distanciamento de 2 metros entre os alunos e uso da máscara.

Em alguns municípios de outras regiões paranaenses, a volta às aulas na rede estadual ocorreu no último dia 10 e também foi gradativa, mas apenas nas cidades em que as escolas municipais já estavam com atividades presenciais.

A ida dos alunos á escola não é obrigatória e vai depender da vontade dos pais. A chefe do Núcleo Regional de Educação, Jéssica Pieri, fala em cautela na retomada, com poucos estudantes, e diz que serão priorizados nas aulas presenciais os alunos em situação de vulnerabilidade e sem acesso a computadores, celulares ou internet.

A chefe do Núcleo Regional de Educação diz que nem todos os municípios voltam agora e que a definição da quantidade de alunos por sala será feita por cada escola. As aulas presenciais vão ser transmitidas ao vivo para os estudantes que estiverem em casa. Toda a estrutura para isso, segundo Jéssica Pieri, já está sendo preparada.

De acordo com ela, a retomada das atividades presenciais na rede estadual vai ocorrer somente nas escolas que têm conexão de internet por fibra ótica. Atualmente, segundo a diretora do Núcleo, 92% das unidades da regional têm esse tipo de serviço.

Apesar da promessa do Governo de que o retorno das aulas presenciais nas escolas estaduais seria simultâneo à imunização dos profissionais, por enquanto apenas 6% dos trabalhadores da área receberam a primeira dose. O balanço foi divulgado pela Sesa na tarde da última segunda-feira.

Em Londrina, a rede estadual tem 68 escolas e mais de 45 mil estudantes, entre alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos e cursos técnicos. Nos outros 18 municípios que fazem parte do Núcleo Regional, são 54 unidades e mais de 30 mil estudantes.

Comentários