Baixa procura pelas doses de reforço da vacina contra a Covid 19 preocupa os setores da saúde em Londrina
De acordo com o secretário da pasta, Felipe Machado, a população também não tem procurado a vacina da gripe.
Mesmo com a liberação da 4ª dose da vacina contra a covid 19 a pessoas com mais de 40 anos, os postos de saúde da cidade têm registrado pouca procura pelo imunizante. Esta segunda dose de reforço está liberada para esta faixa etária desde o dia 21 de junho, em todas as UBS de Londrina.
Podem tomar a dose de reforço aqueles que receberam a terceira dose há pelo menos 120 dias, ou seja, há quatro meses. De acordo com os da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 32 mil pessoas acima de 40 anos estão aptas a agendar a data para aplicação.
O secretário de saúde Felipe Machado explica que, até a segunda dose, a cobertura vacinal chegou a 87%, porém, com os números de pessoas doentes e internações em queda, a população não se preocupou em busca os postos com mais urgência.
A vacinação contra a Influenza também segue a passos lentos, de acordo com o secretário. Entre os grupos prioritários, cerca de 65% buscaram a vacina da gripe nos postos de saúde. Mas para a população em geral, acima de seis meses de idade, o índice não chegou a 50%.
Para a vacina contra a gripe, não há necessidade de agendamento e as doses estão disponíveis em todos os postos de saúde de Londrina.