QUINTA, 02/05/2019, 19:35

Balanço da Secretaria de Saúde mostra que números da dengue vêm caindo em Londrina

Dado negativo é que quantidade de mortes relacionadas à doença na cidade já é a maior da história, são cinco casos confirmados e um sexto em investigação.

O último balanço da dengue divulgado, nesta quinta-feira, pela Secretaria de Saúde de Londrina, mostra que a quantidade de casos da doença na cidade vem caindo gradativamente. Nas últimas quatro semanas, por exemplo, não houve novas confirmações e o número estabilizou em 808, sendo que a região sul foi responsável por mais de 60% deles, 515.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde do Município, Sônia Fernandes, o que mais preocupa nesse momento é a quantidade de casos que ainda estão sendo investigados, quase quatro mil, e que é natural que boa parte deles seja confirmada.

Segundo Sônia Fernandes, os números mostram que o período de maior incidência da dengue, neste primeiro semestre, já passou. Resultado do trabalho de combate aos focos do mosquito feito pela Prefeitura e das temperaturas mais amenas aqui na região.

Mesmo com a queda na quantidade de caos da doença, a diretora de Vigilância em Saúde diz que é preciso manter o controle dos focos do mosquito.

O destaque negativo no balanço divulgado pela Secretaria de Saúde são as cinco mortes relacionadas à doença agora em 2019, um recorde na história da cidade. O último registro de óbito em Londrina tinha sido em 2016. Um sexto caso, de um senhor de 77 anos, que ficou internado por uma semana, ainda está sendo investigado.

Mas, segundo a diretora de Vigilância em Saúde, é grande a possibilidade de que a morte tenha sido realmente causada pela dengue.

No sábado, a CMTU e moradores da zona sul da cidade fazem um mutirão para recolher lixo e entulho. O 2º Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti do ano começa a ser feito no dia 13 de maio.

Comentários