SEGUNDA, 06/03/2023, 08:03

Barragem de represa transborda e alaga centenas de casas em Bandeirantes, no norte do Paraná; enxurrada deixou rastro de destruição pelo caminho

Bombeiros e Defesa Civil tiveram que atuar para resgatar moradores que ficaram ilhados. A princípio, ninguém ficou ferido

A barragem de uma represa em Bandeirantes, no norte do Paraná, transbordou durante a manhã deste domingo (5) e alagou centenas de casas de bairros próximos ao Ribeirão das Antas. A enxurrada invadiu as residências com força e também deixou intransitável ruas e avenidas. Em alguns pontos, a inundação chegou a encobrir árvores. Carros acabaram tombados e até os semáforos foram danificados. Por conta do acidente, possivelmente causado pelo excesso de chuvas que caem sobre a região, boa parte da cidade também está sem água e energia elétrica. Vídeos feitos por moradores mostram a dimensão dos estragos. A CBN teve acesso a uma gravação em que uma moradora mostra a enxurrada atravessando a rua.

Num outro vídeo, é possível perceber dois carros tombados, sendo que um deles acabou sendo levado pela força da enxurrada. Numa terceira gravação, um morador mostra a rua alagada e lamenta pelos que moram na baixada e, consequentemente, tiveram as casas invadidas pelo alagamento.

O Corpo de Bombeiros de toda a região norte do estado e a Defesa Civil montaram uma força-tarefa para atender os moradores atingidos. Muitos deles, segundo o cabo Tanaka, com quem a CBN conversou pelo telefone, ficaram ilhados e tiveram que ser resgatados de dentro das residências. Até o início da tarde deste domingo, ainda segundo o cabo, nenhuma ocorrência dando conta de pessoas feridas tinha chegado à central dos bombeiros. Já em relação ao número de casas atingidas e de moradores desalojados ou desabrigados, a Defesa Civil ainda estaria fazendo o devido levantamento.

As regiões mais atingidas, segundo os bombeiros, foram os bairros Bela Vista, Vitória II, Vila União, São Pedro e Invernada.

Por Guilherme Batista

Comentários