QUINTA, 16/11/2023, 14:10

Brasil deve ter o maior número de vagas temporárias desde 2013

Londrina segue a tendência nacional, principalmente no setor de serviços

O aquecimento com as vendas para o Natal deve fazer o varejo brasileiro ter o maior número de contratações de trabalhadores temporários dos últimos dez anos. É o que estima a CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Cerca de 108,5 mil vagas devem ser preenchidas, 5,6% a mais que no ano passado, quando foram registradas 97,9 mil contratações. Esse contingente de mão de obra pode ser o maior desde 2013, quando 115,5 mil pessoas ocuparam vagas temporárias.

De acordo com Gustavo Santos, secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Londrina segue a mesma tendência nacional, principalmente no setor de serviços.

São Paulo (28,41 mil), Minas Gerais (12,13 mil), Paraná (9,14 mil) e Rio de Janeiro (7,96 mil) devem concentrar mais da metade (54%) da oferta de vaga temporárias para o Natal deste ano. O secretário aponta que o setor que mais deve contratar em Londrina é o de turismo, bares e restaurantes, seguidos pelo comércio.

De acordo com o secretário, os dados divulgados mensalmente pelo Caged -Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que Londrina contrata temporários o ano todo, principalmente, na área do turismo de eventos, por isso, a mão de obra para as vagas de final de ano é qualificada.

O emprego temporário é uma forma de contratação comum no comércio em datas comemorativas e é regulamentado por uma lei federal que garante uma série de direitos semelhantes aos dos efetivos, como descanso semanal remunerado, 13° salário, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e Previdência Social. Entre as exceções, está o de não ter direito à indenização de 40% sobre o FGTS, aviso prévio e seguro-desemprego.

Por Juliana Takaoka

Comentários