Caged traz saldo positivo de empregos para Londrina, mas cidades vizinhas preocupam
Levantamento de outubro mostra número positivo de quase 400 postos de trabalho, mas Cambé e Ibiporã registram saldo negativo
Os números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do mês de outubro trazem mais uma vez saldo positivo de empregos para a região e para Londrina. A diferença entre os postos de trabalho criados e fechados foi de 394 neste mês. Na região toda o saldo total também foi positivo, de 366. O levantamento inclui Cambé, Ibiporã, Rolândia e Arapongas.
Segundo o economista Marcos Rambalducci, a preocupação em Londrina é a curva descendente no saldo, e também o setor da indústria.
Apesar de registrar saldo negativo de seis postos de trabalho na agropecuária, Rambalducci lembra que o setor é sazonal, o que torna a variação comum.
Por outro lado, os números de Cambé e Ibiporã preocupam. Ambas registraram saldo negativo nos postos de trabalho em outubro. 43 e 64, respectivamente. Para o economista, números que podem prever um resultado negativo novamente na contabilização de novembro.
No acumulado do ano, o saldo da região metropolitana de Londrina é positivo de 13.172 postos de trabalho.