Cai número de comércios funcionando fora do horário permitido em Londrina
Mesmo assim, a Guarda Municipal continua atenta à realização de festas e aglomerações de pessoas principalmente aos finais de semana.
De acordo com o setor de estatística da Guarda Municipal (GM) de Londrina, até o último dia 26 a central da GM havia recebido 6.298 denúncias, sendo 517 via Whatsapp. Quanto a ligações recebidas, foram 5067. O relatório aponta ainda que em 2.404 ocorrências foram feitos termos de constatação e 2663 não apresentaram problemas. O total de denúncias encaminhadas aos demais órgãos de fiscalização ficou em 1231.
Segundo o secretário municipal de defesa social, Pedro Ramos, afirma que a quantidade de irregularidades caiu nos últimos dias, depois da flexibilização do funcionamento de muitos setores, mas ainda existem. O problema maior ainda é com relação a festas e aglomerações, inclusive em espaços públicos que estão interditados. Entre sábado e domingo, por exemplo, foram 33 ocorrências. Os guardas fiscalizaram nove festas, nove estabelecimentos comerciais estavam abertos fora do horário permitido, sete pessoas estavam transitando em locais fechados pela administração municipal, um bar estava com funcionamento irregular e uma partida de futebol foi interrompida.
O coronel afirma que as ocorrências de falta de uso de máscara, que é obrigatória, também caíram. Mas, neste fim de semana, a GM ainda teve que notificar quatro pessoas por não estarem usando a proteção.
Denúncias podem ser feitas pela central 153 ou pelo Whatsapp da Guarda, o número é 99995-0272. A GM informa que o celular não atende chamadas e que para efetivar a denúncia o solicitante deve fornecer informações detalhadas. O serviço é de graça e funciona 24 horas por dia.