QUINTA, 18/06/2020, 19:05

Cai número de notificações de casos de dengue em Londrina

Clima frio e o tempo seco colaboram para redução da proliferação do mosquito, mas ações de combate ao mosquito transmissor da doença por parte do poder público e da população não podem parar.

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou novo boletim sobre a dengue em Londrina. Conforme apontado nas últimas semanas, os números demonstram uma redução nos casos notificados de dengue.

Na 25ª semana epidemiológica do ano foram registradas apenas quatro notificações relacionadas à dengue, contra 16 na 24ª semana e 104 na 23ª.

No total, do início do ano até agora, Londrina registrou 46.367 notificações, das quais 19.326 foram confirmadas, 5.725 descartadas e 20.367 estão em andamento, aguardando o resultado de exames laboratoriais.

Há também 40 óbitos relacionados à dengue, sendo 27 confirmados, sete estão em investigação e seis foram descartados.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, a redução no número de notificações relacionadas à dengue é resultado de um amplo trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura ao longo deste ano e que ainda prossegue, com as operações de limpeza feitas de forma sistemática. Porém o clima frio e tempo seco também impedem a proliferação e a qualquer temperatura mais elevada e chuva os mosquitos voltam, se as ações de limpeza não permanecerem.

Apesar da pandemia do Coronavírus os agentes de endemias estão visitando as casas para fazer a inspeção dos possíveis focos do mosquito transmissor da dengue. Os mutirões de limpeza ainda seguem semanalmente.

Para os casos relacionados à dengue, a população pode procurar o Pronto Atendimento (PA) do Maria Cecília, que funciona das 7h até 1 hora da manhã, na Avenida Saul Elkind, 892. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade também estão recebendo pacientes com suspeita de dengue.

As exceções ficam por conta das seis unidades que estão direcionadas apenas para o atendimento de casos relacionados ao coronavírus e a doenças respiratórias: Guanabara (centro), Bandeirantes (oeste), Ouro Branco (sul), Chefe Newton e Maria Cecília (norte) e Vila Ricardo (leste), e também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, que funciona diariamente, 24h, somente para esta finalidade.

Comentários