SEXTA, 02/09/2016, 18:50

Cai o número de consumidores incluídos na lista do SPC em Londrina

No entanto, também houve queda na quantidade de negativados que conseguiram deixar o cadastro do Serviço de Proteção ao Crédito.

O mais recente levantamento da Acil baseado em informações do Serviço de Proteção ao Crédito mostra que as inclusões de consumidores de Londrina no cadastro do SPC caíram 16,22% de janeiro até agosto de 2016 em comparação com o mesmo período de 2015. No último mês, a quantia de inadimplentes que passaram a fazer parte da lista foi 10,05% menor do que em agosto do ano passado. Segundo a Associação Comercial e Industrial de Londrina, os números registrados nos meses deste ano foram todos menores se confrontados com os mesmos períodos de 2015.

Para o consultor econômico da Acil, Marcos Rambalducci, os dados indicam que os compradores se encontram receosos em contrair novas dívidas. Ele apontou ainda que o volume de vendas também está menor do que no ano passado.

Ao mesmo tempo, houve queda na quantidade de consumidores que conseguiram tirar o nome do SPC. O montante ficou 5,94% menor de janeiro a agosto de 2016 na comparação com 2015. Em agosto, a exclusões de negativados ficaram 8,18% abaixo do número registrado no mesmo mês do último ano. O consultor econômico avaliou que a redução desse índice é reflexo da recessão econômica no País.

Mesmo assim, Marcos Rambalducci projetou que, com a chegada do tradicional período de compras no fim de ano, a tendência é de que a negociação de dívidas fique em condições mais flexíveis.

Ainda conforme o especialista, o comprador tem passado por um processo de “mudança de expectativas”. Ou seja, para Rambalducci, eles estão mais otimistas e, em um futuro próximo, irão se “engajar” para tentar limpar o nome.

Comentários