Caiu na malha fina no Imposto de Renda? Veja o que fazer!
Em 2024, a expectativa era receber 168 mil declarações em Londrina, o número quase foi batido, com 167.939 declarações entregues
Cair na malha fina significa que a Receita Federal analisou as informações que você enviou e encontrou dados que não conferem.
Geralmente, isso acontece porque houve algum erro em sua declaração, seja por conta dos valores declarados, falta de informação sobre algum rendimento, ou até mesmo informações cadastrais erradas. Qualquer um deles pode reter a sua restituição, caso tenha direito.
De acordo com Marlon Marçal, vice-presidente do SESCAP Londrina (Sindicato das Empresas Contábeis), em situações como essa, o contribuinte deixa de receber o valor da restituição do IR e, em alguns casos, tem até que arcar com multa: a Receita Federal pode cobrar o imposto devido somado a uma multa de 75% do valor total e juros.
Se for encontrada alguma diferença entre as informações declaradas pelo contribuinte e as informações apresentadas pelas outras entidades, a declaração será separada para uma análise mais profunda. É o que se chama de malha fiscal, ou "malha fina" como é popularmente conhecida.
Para saber se caiu na malha fina o contribuinte deve consultar o sistema gerador da declaração do Imposto de Renda.
A Receita Federal, alerta que é muito importante enviar todos os documentos que constam na intimação recebida pelo contribuinte que apresentou alguma irregularidade em sua declaração. A apresentação de documentação incompleta ou insuficiente dificulta a análise e pode acarretar a emissão de uma notificação de lançamento por falta de comprovação de informações
Vale ficar de olho e fazer as correções necessárias o quanto antes para conseguir receber a restituição dentro do prazo de pagamento dos lotes nos próximos anos.
A Declaração do Imposto de Renda acontece anualmente e tem sempre como base o ano anterior. Em 2024, a expectativa era receber 168 mil declarações em Londrina, o número quase foi batido, com 167.939 declarações entregues, ou seja, apenas 0,4% dos contribuintes não enviaram o documento.
Quem não declarou o imposto de renda e se enquadra dentro dos critérios para fazer essa declaração pode pagar multa por atraso, sendo de R$ 165,74, para quem não tem imposto a pagar e de 1% do valor de imposto devido, nos casos de quem ainda tem a quantia a ser recolhida pela Receita Federal.
Se o atraso perdurar por muito tempo, a multa aumenta também, podendo chegar a 20% do valor declarado.