TERCA, 02/08/2022, 17:40

Câmara aprova projeto que amplia horário para que mulheres e idosos desembarquem dos ônibus fora dos pontos em Londrina

Proposta aumenta em 2h o período que, a partir da publicação da lei, será das 21h às 5h do dia seguinte. Emenda pedia que estudantes também tivessem direito ao benefício, mas ela foi rejeitada pelos vereadores.

Foi aprovado, em segundo turno, durante a sessão desta terça-feira (2) da Câmara Municipal de Londrina, um projeto de lei que amplia o horário que mulheres e idosos têm para desembarcar dos ônibus do transporte coletivo fora dos pontos fixados pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Atualmente, o período para o desembarque especial vai das 23h às 5h do dia seguinte. Com a publicação da lei, o intervalo será das 21h às 5h do dia seguinte. Ou seja, o período é duas horas mais longo. A proposta tem a intenção de atender principalmente mulheres que saem tarde do trabalho ou da faculdade e precisam desembarcar em pontos distantes de casa. No caminho, elas ficam sujeitas a ataques de criminosos.

Uma emenda apresentada ao projeto pedia para que todos os estudantes também fossem beneficiados pela mudança, mas ela acabou sendo rejeitada pelos vereadores nesta terça. A vereadora Flávia Cabral, uma das autoras da matéria, disse que essa ampliação de público poderia inviabilizar a execução da proposta por parte da CMTU, que, segundo ela, já tinha concordado em ampliar o horário para o desembarque fora dos pontos a mulheres e idosos.

O projeto segue agora para sanção do prefeito Marcelo Belinati. Além da ampliação de horário para o desembarque especial, a proposta muda de “pessoa portadora de deficiência” para “pessoa com deficiência” trecho da lei que dispõe sobre o transporte coletivo de passageiros na cidade.

Comentários